Descrição enviada pela equipe de projeto. O Parque de Collserola, na região de Barcelona, é o cenário do projeto Estufa Solar, realizado por uma equipe de estudantes, profissionais e especialistas do programa de Mestrado em Edificações Ecológicas Avançadas e Biocidades (MAEBB) do Instituto de Arquitetura da Catalunha (IAAC) Valldaura Labs. Trata-se de uma estufa projetada gerar energia e promover o cultivo autossuficiente de alimentos. Este protótipo representa o próximo passo para uma transformação agrícola mais ecológica e um progresso na luta contra a fome e falta de acesso à energia elétrica. O objetivo era projetar e construir um sistema que pudesse ser replicado tanto em áreas rurais como em áreas urbanas.
A Estufa Solar é o resultado da pesquisa e da busca por novas formas de se adaptar à vida moderna e enfrentar futuras crises alimentares e energéticas, reinterpretando de forma mais ecológica a forma como sanamos nossas necessidades mais básicas. O projeto propõe um espaço de cultivo autossuficiente como solução para a produção de alimentos e energia nas cidades e avança em direção ao modelo de cidade de emissão zero proposto pela União Europeia para 2050. O resultado é uma estufa sofisticada que utiliza energia solar, materiais sustentáveis e tecnologia avançada de cultivo que pode ser implantada no campo ou em telhados urbanos, contribuindo efetivamente para a autossuficiência alimentar.
O impacto da produção, processamento e distribuição de alimentos no meio ambiente pode ser minimizado através do uso de novas soluções que almejam a chamada agricultura 'zero quilômetro' e técnicas agrícolas avançadas. Nesse sentido, a Estufa Solar pode ser vista como um avanço em direção à transformação dessa condição global e na proposta de um novo formato agrícola mais eficiente, que poderá ser aplicado tanto em áreas rurais como nas cidades de qualquer parte do mundo.
O protótipo foi projetado e construído durante o Master MAEBB 2020-2021, com a assessoria de um grupo de especialistas, formado pelos arquitetos e diretores do programa de mestrado, Daniel Ibáñez e Vicente Guallart, o especialista em sistemas de cultivo, Miguel Urrestarazu, o especialista em energia, Oscar Aceves, o especialista em água, Jochen Scheerer e os arquitetos Elena Orte e Guillermo Sevillanos, entre outros. Foi construído em um curto período de tempo, transformando a densa floresta de Collserola no berço de um projeto ambicioso no campo da arquitetura e da agricultura orgânica.
Desde a sua construção até o seu uso final, o projeto Estufa Solar faz parte da filosofia 'zero quilômetro' de produção. Água, substrato e materiais de construção são provenientes do meio ambiente, permitindo que os alimentos cultivados saltem diretamente da produção para o consumo, sem a necessidade de uma cadeia de suprimentos e transportes.
A estrutura da estufa foi construída com madeira que foi extraída, coletada e tratada de forma sustentável na área de Valldaura. A estufa também possui um sistema de abastecimento de nutrientes que é distribuído a partir de tanques de armazenamento e entradas de nutrientes por meio de tubulações que alimentam as plantas. Além disso, uma série de tiras de luz LED colabora com os ciclos de crescimento das plantas, auxiliados pela Black Light. A cobertura da estufa foi criada com vidro e disposta em forma de "diamante" para permitir a captação máxima da luz solar, que entra diretamente nos painéis solares e permite que as plantas no interior recebam luz direta.
A distribuição é composta por dois planos. A área de germinação no piso térreo, enquanto o cultivo fica no piso superior. O resultado é uma parte considerável da colheita alcançada, entre outras coisas, graças às técnicas hidropônicas avançadas, que permitem que as plantas cresçam sem uso de solo. Neste caso, o substrato dos canteiros contém serragem reciclada, um resíduo do Green Fab Lab, outro laboratório do IAAC localizado em Valldaura. O objetivo final é que o conhecimento e os sistemas alcançados localmente sejam replicados em escala global e, nesse sentido, a Estufa Solar representa um grande passo.